Como planejar uma viagem em família? Confira nossas 8 dicas

7 minutos para ler

Fazer uma viagem em família nos dá a oportunidade de curtir um momento fora da rotina com pessoas que amamos. Afinal, o dia a dia pode ser bem corrido e, muitas vezes, não temos tempo de prestigiar e de demonstrar o nosso afeto com quem convivemos diariamente.

Durante as viagens, são formadas algumas das melhores lembranças de uma família. Aquelas contadas durante uma festa ou passadas para as próximas gerações, por serem momentos especiais vividos durante as férias.

No entanto, para evitar dores de cabeça, é preciso planejar bem o passeio. São várias questões que precisam ser analisadas antes de pegar a estrada ou o avião. Por isso, vale a pena programar-se.

Neste texto, vamos explicar como organizar uma viagem em família para que tudo saia da melhor maneira. Confira!

Planejamento financeiro para viagem em família

1. Organize as suas finanças

Antes de planejar a sua viagem, é preciso organizar as finanças para saber quanto pode gastar. Além disso, ao programar-se, é possível juntar um dinheirinho a mais para usar durante o passeio também.

Ao organizar as suas finanças, você evita as dívidas após a viagem. Dessa forma, consegue curtir mais o passeio sem pensar em pagamentos posteriores. É muito importante planejar tudo de acordo com o valor que você tem disponível.

Você precisa igualmente calcular quanto gastará durante a viagem, com alimentação e passeios. Na internet, é possível pesquisar preços de lugares turísticos, mas lembre-se de levar sempre a mais do que é aconselhado.

2. Compre passagens aéreas com antecedência

Com tantos lugares incríveis para conhecer no Brasil e no mundo, costumamos ficar ansiosos para a época de férias. No entanto, sem um bom planejamento, algumas situações podem acabar saindo do nosso controle, e isso pode ser bem desagradável.

Que tal começar pelo início, que seria antes de chegar ao destino escolhido? A compra das passagens aéreas também deve fazer parte do ritual de planejamento da viagem. Afinal, se deixar para a última hora, pode ser que você pague mais caro ou até mesmo não encontre passagens em um mesmo voo para todos os membros da família.

Pesquise em diferentes companhias aéreas pelo preço e melhores horários de embarque do avião. Existem alguns sites na internet que dão algumas dicas para você economizar na hora de comprar os tickets, vale a pena dar uma olhada!

3. Pesquise os principais pontos turísticos do destino

Todo lugar tem algum ponto turístico que precisamos conhecer quando viajamos, não é mesmo? Por isso, antes de chegar ao destino, pesquise as principais atrações de lá e planeje visitá-las de acordo com os dias que você e sua família têm disponíveis.

Nem sempre dá para visitar dois lugares no mesmo dia, por isso, analise bem o tempo que será gasto em cada um deles para dividir de forma que dê para curtir várias atrações. Ah! Lembre-se de escolher pontos que vão agradar a todos os membros da família, ok?

Caso deseje ir em um lugar do qual outra pessoa não vai gostar, deixe que ela escolha um passeio para fazer, a fim de equilibrar essa questão. É muito importante que todos ajudem a decidir as atividades durante a viagem. No próximo tópico, falaremos mais sobre a importância da tomada de decisão em conjunto.

4. Envolva todo mundo

Já que se trata do planejamento de uma viagem em família, todos precisam estar envolvidos, correto? Devemos lembrar que o passeio deve agradar todo mundo, não apenas uma pessoa. Por isso, é importante escutar e partilhar o que cada um acha legal fazer durante esse tempo fora de casa.

Nem sempre todos estarão de acordo em tudo, mas, com um bom diálogo, é possível chegar a um consenso. Se alguém não gosta de visitar museus, diminua o tempo desse passeio e aumente o de outro de que toda a família vai gostar. Assim, todos ficam satisfeitos com esse momento.

5. Faça o máximo que puder com antecedência

Quanto mais você preparar antes da viagem, melhor será o passeio. Assim, você não precisará pensar em cima da hora o que será feito em cada dia e como funcionará o deslocamento durante a viagem, nem terá que enfrentar filas para comprar ingressos para algum show.

Deixe tudo certo para não ter preocupações durante o seu momento de lazer e relaxamento. Durante a viagem, você tem que evitar ao máximo ter alguma preocupação em relação ao planejamento.

6. Defina o que é essencial levar

Alguns itens são indispensáveis durante a viagem. Uma viagem para a praia realizada durante o verão exige, por exemplo, protetor solar. Antes de sair de casa para começar o passeio, lembre-se de conferir se está levando tudo. É interessante fazer uma lista e conferir, pelo menos, duas vezes para ver se não está esquecendo nada.

7. Prepare-se para emergências

Quando viajamos em família, queremos ter momentos tranquilos com as pessoas que amamos. Passear, descansar e esquecer um pouco as preocupações do dia a dia é bom para qualquer pessoa.

No entanto, podem acontecer alguns imprevistos, como alguém ficar doente. Precisamos nos planejar para esses tipos de situações também. Escolher um bom seguro viagem, levar um dinheiro extra e remédios recomendados pelo médico para certas situações e conferir todos os documentos antes de sair de casa são algumas das precauções que devem ser tomadas.

8. Escolha uma boa hospedagem

Tão importante quanto o destino é a hospedagem escolhida, mesmo que seja só para passar a noite. Afinal de contas, se você e sua família não conseguirem descansar direito, não poderão aproveitar muito bem os dias de passeio.

A Reserva Boa Luz é um sistema de multipropriedade no qual você compra uma cota imobiliária para usar o imóvel durante determinada época do ano. Assim, você pode viajar e sentir-se em casa ao mesmo tempo, com todos da família muito bem acomodados.

Além de imóveis superconfortáveis, a Reserva Boa Luz tem áreas de jardins, bosques e lagos preservados, para deixar a viagem ainda mais divertida. Não deixe de conhecer esse empreendimento!

Outra vantagem de ter uma cota imobiliária na Reserva Boa Luz é o fato de ela ter uma parceria com a RCI, que é uma intercambiadora de férias. Dessa forma, é possível trocar o período de utilização do seu imóvel por mais de 3000 destinos no mundo! Não é maravilhoso? Você pode conferir quais são esses lugares no site da RCI.

Planejar uma viagem em família com uma hospedagem bacana e que seja ideal para todos não é tão difícil. Basta seguir os passos acima para evitar qualquer dor de cabeça. Afinal, o momento é de descanso e de animação.

Agora que você já sabe o que fazer para a viagem em família sair do papel, entre em contato conosco e tire dúvidas sobre hospedagem!

Planejamento financeiro para viagem em família

Você também pode gostar

Deixe um comentário