Vacation Club e multipropriedade: entenda as principais diferenças

Imagem da diferença entre vacation club e multipropriedade
6 minutos para ler

Ter um local garantido para passar as férias é muito interessante para várias pessoas e famílias. O problema é que, dependendo da época, pode ser que todos os hotéis estejam ocupados ou os disponíveis não tenham a estrutura que você deseja. Sem mencionar nos custos elevados que essas opções trazem. Por isso, há cada vez mais pessoas investindo em soluções de economia compartilhada, como é o caso de Vacation Club e multipropriedade.

Você provavelmente já ouviu falar destes termos em algum momento enquanto pesquisava por opções de viagem, mas pode não entender exatamente o que eles representam. Ou, caso os conheça, pode não entender exatamente qual é a diferença entre os dois na prática.

Qualquer que seja o seu caso, não se preocupe. Estamos aqui para ajudar você! Vamos explicar o que cada um desses termos significa, como eles se diferenciam e o que você deve observar para decidir entre Vacation Club e multipropriedade. Acompanhe!

Como funciona uma multipropriedade?

O primeiro exemplo de economia compartilhada que vamos falar é a multipropriedade. Como o nome já deixa a entender, trata-se de um sistema em que diferentes proprietários fazem a compra de uma cota de um imóvel, ganhando direito de uso proporcional à fração da cota que possuem. Sendo assim, se você é dono de 50% do imóvel, você tem direito a usá-lo até metade do ano.

Até recentemente, este sistema não tinha muito respaldo da lei, pois ainda é um fenômeno recente. Felizmente, com a aprovação do Projeto de Lei 54/2017, algumas normas já foram estabelecidas, garantindo proteção para todos os proprietários envolvidos.

Como funciona o Vacation Club?

Você provavelmente já conhece este modelo de investimento em férias pelo seu outro nome: o timeshare, ou “tempo compartilhado”. Basicamente, o Vacation Club é a compra antecipada de diárias em hotéis, resorts e afins, onde você recebe alguns benefícios e tem o direito de pedir o uso das diárias quando quiser.

A principal vantagem aqui é conseguir ofertas mais econômicas pelas diárias enquanto faz o pagamento adiantado. Dessa forma, você também consegue economizar em seu planejamento de férias em longo prazo e aproveitar estadias em locais mais agradáveis.

Como o dois se diferenciam?

A princípio, Vacation Club e multipropriedade servem o mesmo propósito: garantir que você tenha um local ideal e garantido para passar suas férias sem ter que comprometer seu orçamento. Porém, eles apresentam funcionamentos e normas bem diferentes.

Primeiramente, em relação aos direitos sobre o imóvel. Aqueles que investem em multipropriedade são donos efetivos de uma cota do imóvel, ou seja, podem revendê-lo, receber uma parte proporcional de qualquer aluguel e promover reformas, bastando consultar os demais proprietários. Já o modelo de Vacation Club não vincula você à propriedade de forma alguma. Basta utilizar seu tempo acumulado quando desejar.

Outro ponto importante são os custos. A aquisição de estadias em Vacation Club tende a ser mais barata em curto prazo, mas também precisa ser refeita toda vez que seu tempo acabar. Já o modelo de multipropriedade é a aquisição da cota do imóvel. Uma vez que o valor seja pago, esse espaço passa a pertencer a você, incluindo todos os direitos e deveres de proprietário.

O que levar em conta ao decidir entre Vacation Club e multipropriedade?

Agora que você entende melhor a diferença entre estes dois modelos de economia compartilhada, ainda resta saber: qual deles é o mais adequado para seu planejamento de férias?

Para ajudá-lo com isso, trouxemos também algumas questões que você deve ter em mente ao fazer sua escolha. Confira:

Você viaja para o local com frequência?

Esse é um ponto geral importante para ambas as opções. Afinal, uma vez adquiridos, você terá que se comprometer em usar o seu tempo, ou seu investimento não será tão bem aproveitado. Claro, o imóvel em multipropriedade sempre estará à sua disposição, mas ainda é importante ter em mente o tamanho desse comprometimento.

Se a sua resposta for “sim” e você ainda pretende viajar mais algumas vezes ao longo dos anos, então pode fazer sua aquisição com mais tranquilidade. E tenha em mente que, mesmo que você não utilize o local em todas as oportunidades, ele ainda dará a você alguma segurança sempre que quiser um lugar para visitar com a família.

Você vê isso como um investimento?

Pode não parecer que isso tenha muita relação com o tema principal, mas esse é um grande fator para escolher entre Vacation Club e multipropriedade. Afinal, se a sua intenção é ter um retorno em longo prazo, então fazer um investimento mais permanente pode ser mais do seu interesse do que algo momentâneo.

No geral, a multipropriedade é melhor para os investidores, pois estes podem alugar uma parte de suas cotas e fazer até revenda de sua parte do imóvel quando quiserem buscar outras oportunidades. Dessa forma, seu investimento inicial é compensado tanto financeiramente quanto na forma de entretenimento e aproveitamento das suas férias com a família.

Deseja maior segurança na sua negociação?

Como já mencionamos, já existem leis e normas que governam esses tipos de negociação. Porém, considerando que cada modelo representa algo diferente do ponto de vista jurídico, eles também tendem a receber um tratamento diferenciado. Isso inclui o nível de proteção e segurança que você pode esperar na hora da negociação.

O modelo de Vacation Club envolve uma relação de serviço, ou seja, é similar a alugar algo ou contratar um profissional. Naturalmente, isso implica em bem menos obrigações jurídicas, mas também oferece menos proteção. Já a multipropriedade, por ser uma transferência de patrimônio de grande valor, exige que todas as partes envolvidas tenham mais algumas garantias.

Por que escolher as multipropriedades na Reserva Boa Luz?

Se você está pensando em adquirir um imóvel em Vacation Club e multipropriedade, então a Reserva Boa Luz é uma ótima opção para você. Localizada nas proximidades de Aracaju, você terá o equilíbrio perfeito entre os confortos e serviços da cidade e o espaço ao ar livre próximo à natureza. Perfeito para todos que buscam o máximo de conforto e ar fresco durante suas férias em família. Isso tudo com excelentes ofertas!

Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato com a Reserva Boa Luz agora mesmo e veja como podemos ajudar você a ter as melhores férias.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário