Já ouviu falar em turismo de bem-estar? Entenda melhor esse conceito

turismo de bem estar
7 minutos para ler

Viajar por outros lugares, principalmente aqueles que ainda não conhecemos, é muito bom, sem dúvida! O turismo de bem-estar é uma ampliação desse conceito. Trata-se de viajar em finais de semana, feriados e mesmo durante as férias para locais que oferecem relaxamento físico e mental.

É uma tendência que veio para ficar. Esse segmento vem crescendo cerca de 50% mais rapidamente do que o mercado de turismo convencional. Sua influência alcança principalmente o Brasil, estimulando os aluguéis de casas por temporada. Ele equivale a 15% do turismo mundial, sendo precedido apenas pelo turismo realizado por motivos culturais.

Hoje em dia, o turismo de bem-estar corresponde a perto de 586 milhões de viagens anuais. Esses são dados da Global Wellness Summit, uma cúpula global especializada na economia de bem-estar.

Continue a leitura do post e saiba mais sobre esse interessante tema. Certamente, você também vai se encantar!

Quais são as características do turismo de bem-estar?

A principal característica do turismo de bem-estar é a demanda por locais específicos, capazes de proporcionar relaxamento e incidir positivamente sobre a saúde dos turistas. Entre as atividades mais procuradas desse segmento estão os exercícios físicos, a meditação, a gastronomia saudável, a estética e as massagens. Quem não fica cativo de uma boa massagem, não é?

Essa modalidade de turismo também pode se associar ao turismo de saúde, no qual a viagem está relacionada diretamente aos cuidados com a saúde, incluindo tratamentos médicos e cirúrgicos. O “turista paciente” pode viajar a destinos que têm hospitais de qualidade, com boa reputação e que oferecem preços geralmente mais acessíveis que nos países, estados ou cidades de sua origem.

Em relação ao turismo destinado a tratamento de saúde, o Brasil ainda sofre com certos problemas, como o custo elevado da mão de obra e dos serviços prestados em hospitais e o aumento na insegurança pública. Mas é bom lembrar que, no Brasil, existem hospitais com certificados internacionais e uma boa infraestrutura, inclusive em relação aos profissionais.

Onde encontrar o turismo de bem-estar?

Você já sabe que o turismo de bem-estar se acha espalhado no mundo todo, incluindo o Brasil. Você pode fazer esse tipo de turismo sem sair do país. Para quem pretende viajar para fora, a Índia é uma boa opção e oferece visitas a reservas de preservação ambiental, formação em ioga ou ayurveda, retiros de ioga ou detox, treinamentos terapêuticos, visitas a tribos nativas e outras terapias holísticas.

A Amazônia, floresta que faz parte de alguns países da América do Sul, também é muito procurada pelas mesmas razões. As viagens colocam os turistas em contato direto com tribos ancestrais, apreendendo sua cultura e, ao mesmo tempo, aproveitando o que a natureza tem a oferecer de melhor.

Toda reserva ambiental é um destino recomendado para os turistas que procuram por bem-estar e saúde. Bosques, matas, lagos, parques aquáticos, haras e fazendinhas são excelentes opções para a prática da ecoterapia. Outros lugares bem visados são os que contam com clínicas de estética, hospitais com boa infraestrutura e restaurantes que oferecem cardápios diferenciados e saudáveis.

Quais são os benefícios em praticar esse tipo de turismo?

Ficam claros os benefícios do turismo de bem-estar para a saúde do turista. Primeiro, se o motivo pelo qual você viaja é a recomendação médica, isso significa que sua viagem terá um impacto direto e positivo na sua melhora. Ela pode ser decisiva na sua recuperação e você investirá em seu próprio bem-estar.

Você terá maior bem-estar físico e relaxamento em contato com a natureza

De modo geral, independentemente de seu estado de saúde, viagens assim permitirão que você relaxe, saia um pouco de sua rotina e alivie o estresse. Nada melhor que passar bons momentos integrado com a natureza para suavizar sua vida ou para descansar com sua família.

Haverá a chance de passear bastante e conhecer novos lugares

Além disso, é uma oportunidade de conhecer novos lugares, de visitar outros estados e cidades, de entrar em contato com novas culturas e pessoas diferentes, que reúnem outros hábitos e costumes. É uma oportunidade de aprender mais, de aumentar seus conhecimentos e melhorar suas experiências.

Poderá também conhecer muitos pratos e culinárias diferentes

Também pode aproveitar para diversificar seu cardápio, conhecendo diferentes cozinhas. Alimentar-se bem constitui um dos grandes prazeres do ser humano. É só tomar cuidado para não comer demais ou abusar de alimentos doces e gordurosos, que não são bons para a saúde.

Você será capaz de dinamizar sua rotina com exercícios e caminhadas

Se você não costuma se exercitar muito (ou tem um pouquinho de preguiça), essa é uma excelente proposta na qual investir. Durante sua viagem de turismo, você pode aproveitar para frequentar academias e fazer exercícios ao ar livre, no meio da natureza. Já imaginou que maravilha é dar uma caminhada por um bosque ou floresta? Ou escalar alguma serra exótica?

Para quem é praticante de natação, é possível aproveitar piscinas em academias e clubes ou, o que é ainda mais recomendado, mergulhar em piscinas naturais em algum parque aquático.

Bem, o que não faltam são vantagens quando fazemos turismo de bem-estar. Faz bem ao corpo e à mente e também ajuda a aproximar mais os membros de uma família: pais e filhos, cônjuges, irmãos, avós, netos e assim por diante.

Como fazer a escolha certa?

Já vimos que realmente compensa investir no turismo de saúde e bem-estar, pois estamos investindo em nossa própria saúde e na de nossos familiares. Mas, diante de opções tão variadas, você pode ficar em dúvida sobre qual destino escolher.

Pesquisar na internet ajuda, pois se pode comparar os diferentes tipos de locais. Qualquer cidade pode ser uma boa opção, desde que ofereça os benefícios que o turista necessita: hospital, clínica especializada em alguma área, academias e restaurantes específicos, integração com o meio ambiente etc. Se a viagem for sugestão de um médico, ele mesmo pode dar alguma dica de lugar.

Existem espaços que podem satisfazer uma série de necessidades. Reservas ambientais que comportam várias opções acabam agradando a todos da família. Elas oferecem variedade de lazer, inclusive diversão infantil e desportiva, além de gastronomia e prática de exercícios.

Mas é importante escolher com cuidado, considerando os planos ofertados e suas próprias possibilidades financeiras. Consulte referências sobre o local, a hospedagem, o atendimento dispensado e as formas de pagamento. Fique ciente de como as coisas funcionam. Não permita que seu turismo de bem-estar acabe lhe fazendo mal. Não é essa a intenção, concorda?

Conheça melhor nossos serviços! Acreditamos que eles podem ser muito úteis para proporcionar bem-estar a você e sua família. Interaja com a gente, visite nossa página no Facebook e deixe sua curtida lá! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário