6 pontos turísticos do Nordeste que você não pode deixar de conhecer

pontos turísticos do nordeste
6 minutos para ler

A região com maior potencial turístico do país, o Nordeste brasileiro, oferece para os seus visitantes uma gama de paisagens naturais, que passa pela Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e, claro, por lindas praias. Além do mais, é um excelente destino para quem deseja usufruir da gastronomia e de diversidade cultural. Resumindo, os pontos turísticos do nordeste suprem todos os gostos.

Não há dúvidas que o Nordeste é paradisíaco todos os dias do ano. Porém, existem algumas épocas que podem deixar a sua viagem ainda melhor. Se você prefere visitar pontos turísticos com mais tranquilidade, a melhor opção é a baixa temporada, a qual começa após o Carnaval e se estende até novembro. Além do mais, você encontra preços 40% mais baratos. Outra vantagem é o clima, já que costuma chover entre abril e julho.

Ainda não sabe qual é o próximo destino da sua família? Confira 5 entre os mais belos cartões-postais do Nordeste e escolha! Boa viagem!

Powered by Rock Convert

1. Dunas de Genipabu

Apenas 25 km distante do centro de Natal, o Parque Ecológico das Dunas de Genipabu, localizado no município de Extremoz, está entre as mais visitadas e mais bonitas atrações turísticas do Rio Grande do Norte.

Não é para menos, as mais altas dunas do país e a lagoa de água doce entre elas formam paisagem de tirar o fôlego, as quais já foram cenários de filmes, minisséries e novelas de grande sucesso.

A diversão é garantida para todos os gostos e todas as idades. Para os mais radicais, o Parque oferece atividades como passeio de buggy com muita emoção e “esquibunda”. Já os mais tranquilos e os pequenos podem passear de jangada e em dromedários.

2. Galés de Maragogi

Localizado no litoral Norte de Alagoas, entre as cidades de Maceió e Recife, os Galés de Maragogi têm sido cada vez mais procurado por turistas que desejam mergulhar em piscinas naturais de águas mornas e cristalinas enquanto contemplam a vida aquática, como corais e peixes, e até barcos naufragados.

Para chegar ao local é necessário pegar um catamarã ou uma lancha saindo da orla da vila de Maragogi, a qual tem 22 km de praias exuberantes. O passeio até os Galés precisa ser feito em período de maré baixa, entre outubro e março, e logo nas primeiras horas da manhã.

Quem tem crianças pequenas não precisa deixar este lindo ponto turístico do Nordeste de lado, as águas são calmas e rasas e, se for realizar o passeio com uma empresa turística de respaldo, você contará com profissionais treinados para garantir a segurança de todos. Para os aventureiros, tem a opção de mergulho em alto mar com equipamentos.

3. Pelourinho

O cartão-postal soteropolitano, tombado como Patrimônio Nacional e Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um passeio pela cultura artística, teatral, literária e musical da Bahia. Poucas pessoas sabem, mas as vielas e ladeiras do Centro Histórico de Salvador constituem o maior conjunto e estrutura de arquitetura barroca, fora da Europa.

Essas características, conciliadas ao local onde escravos eram castigados no passado (o qual dá o nome ao ponto turístico), à Fundação Jorge Amado, à sede do Olodum, à Casa do Carnaval e às igrejas coloniais com azulejos portugueses e esculturas intrincadas banhadas a ouro, tornam o dia uma verdadeira e completa aula de história.

A gastronomia também é um ponto forte do Pelourinho. Entre as ruas de paralelepípedos você encontra bares de caipirinha ao ar livre, culinária típica com toques de cozinha mediterrânea, restaurantes e bistrôs com pratos brasileiros sofisticados e um famoso alambique com diferentes tipos de cachaças.

4. Porto de Galinhas

A antiga vila de pescadores localizada no município de Ipojuca e a apenas 70 km da capital Recife, no litoral Sul de Pernambuco, possui mais de 18 km de praias com areia branca, águas mornas e cristalinas, responsáveis pelo título de melhor praia do país pela Revista Viagem e Turismo da Editora Abril.

A principal atração fica por conta das inúmeras piscinas naturais formadas por barreiras de recifes e corais, as quais abrigam diversas espécies de peixes e outros animais marinhos. É possível chegar até elas com um delicioso passeio de jangada e, em caso de maré baixa, nadando e caminhando mar adentro.

A vila também é um destino perfeito para os mais baladeiros e aventureiros, já que, além das águas calmas das piscinas naturais, também oferece praias com ondas fortes, como Maracaípe, ideais para a prática de surfe.

5. Praia do Forte

A antiga aldeia de pescadores localizada no município de Mata de São João, no Litoral Norte da Bahia, a 80 km do Centro Histórico de Salvador, é o destino perfeito para famílias, já que oferece atrativos para todos os gostos.

Além de belas praias e piscinas naturais, a Praia do Forte é cercada por 600 hectares de Mata Atlântica preservada, é possível fazer trilhas e conhecer cachoeiras. Durante o passeio na reserva florestal, os turistas também podem se banhar no Rio Pojuca e se divertir fazendo tirolesa, flutuação em boias, caiaque etc.

O local também oferece uma alta variedade de atividades culturais que permitem conhecer a cultura indígena, portuguesa e africana, como rodas de capoeira e samba-de-roda. O centro da Vila repleto de lojas, cafés, bares e restaurantes também é imperdível.

6. Trancoso

Um dos balneários mais cobiçados da Bahia fica localizado na Costa do Descobrimento, uma pequena vila com 11 mil habitantes pertence ao município de Porto Seguro, no Sul do estado, a 600 km da capital Salvador.

Apesar da maior parte de sua fama resultar de resorts e festas luxuosas, a renda dos moradores de Trancoso gira em torno do artesanato e ainda conserva-se um ambiente simples e calmo, com praias que proporcionam bastante contato com a natureza.

Mas engana-se quem pensa que a beleza de Trancoso está resumida às praias. Leve a família para visitar uma charmosa praça chamada Quadrado, a qual possui várias casas coloridas, transformadas em lojas e restaurantes, e uma pequena igreja. Não deixe de experimentar o acarajé feito na hora pelas baianas.

Ansioso para conhecer os pontos turísticos do Nordeste? Saiba que quanto antes você se organizar, mais economizará. Deixando tudo para última hora, você não terá tempo de fazer orçamentos e acabará gastando a mais com empresas de passeio, por exemplo. Isso também significa ter que escolher entre as opções restantes, as quais costumam ser as mais caras, e perder promoções.

Se for precisar de passagem aérea, você tem mais um motivo para planejar a viagem com antecedência. Comprando pelo menos 30 dias antes do embargue, é possível economizar até 40% no valor do bilhete.

Gostou do conteúdo do post? Então curta nossa página no Facebook e tenha acesso a todas as nossas novidades diretamente em sua timeline!

Você também pode gostar

Deixe um comentário