Como funciona o intercâmbio de férias e como aproveitar?

intercâmbio de férias
6 minutos para ler

Para muitas pessoas que têm um lugar favorito para viajar, é uma ótima ideia conseguir um imóvel fixo no local. Porém, pode dar trabalho a compra de um apartamento que você só pretende usar no máximo um mês por ano. É aí que entra a possibilidade de fazer uma compra fracionada de cotas imobiliárias.

Esse tipo de investimento já é comum em muitos lugares, sendo bem útil para o intercâmbio de férias e situações parecidas. Porém, ainda há várias pessoas que não entendem como funciona ou como se relaciona com a compra de cotas imobiliárias. Algo importante, já que esses são bem associados entre si.

Para ajudar você a compreender melhor o assunto e fazer a melhor escolha, seja como investimento ou para uso pessoal, vamos explicar mais sobre a compra fracionada e sua relação com o intercâmbio de férias. Acompanhe!

O que é a compra fracionada e como ela funciona?

Como já mencionamos, imóveis são investimentos que requerem trabalho e administração para serem mantidos. Sendo assim, quando não há intenção de usá-lo sempre, pode parecer que eles não são igualmente aproveitados.

Diante disso, surgem as compras fracionadas de imóveis, também chamadas de cotas imobiliárias. Como o nome deixa a entender, trata-se da compra de uma fração de um imóvel, fazendo com que a propriedade do local seja compartilhada entre várias pessoas ou famílias.

Na prática, isso pode levar a dois cenários distintos. No primeiro, os proprietários das cotas as veem como investimento, recebendo uma porcentagem do aluguel relativa à fração da propriedade que cabe a eles. No segundo, todos os proprietários se revezam a partir de datas pré-definidas no momento da aquisição para fazer uso do imóvel em épocas diferentes, dividindo custos e obrigações.

Para muitas pessoas, essa é a melhor forma de adquirir um imóvel, tanto para investimento quanto para uso em viagens. E isso também viabiliza o intercâmbio de férias, do qual vamos falar em mais detalhes um pouco mais a diante.

Quais as vantagens das cotas imobiliárias?

Além de ser a opção mais rentável para muitas pessoas, a compra fracionada também traz vários benefícios como parte da aquisição. Veja aqui alguns dos principais deles.

1. Diversificação dos seus investimentos

Um erro bem comum para muitos investidores hoje em dia é tentar colocar todos os seus recursos num só lugar. Mesmo que a expectativa seja de forte alta nos próximos meses, qualquer investimento possui algum nível de risco. E se algo acontecer que impacte negativamente o mercado, você estará muito mais exposto ao prejuízo.

Nesse sentido, as cotas imobiliárias surgem como uma boa alternativa para quem pretende adicionar mais diversidade aos seus investimentos, distribuindo-os em renda fixa, renda variável e propriedades. Isso significa que você terá uma combinação adequada de investimentos com maior rentabilidade e outros com baixo risco, oferecendo a melhor proporção entre lucro e segurança. Algo indispensável para maximizar seus rendimentos a longo prazo.

2. Não ficar preso ao imóvel

Outro ponto importante é que, uma vez feita a compra, é comum que uma pessoa se sinta obrigada a utilizar o imóvel ao máximo ou administrá-lo com cuidado. Afinal, trata-se de um investimento. E essa obrigação pode impedir alguém de buscar novas localizações para férias e afins, por exemplo.

Com uma compra fracionada, você não precisa se preocupar tanto com isso. Se foi feita a compra de uma cota com o intuito de investimento, é provável que você nem faça uso do local. Se foi feita para adquirir uma casa de férias, então você só precisa se preocupar em estar ou não lá por um determinado período do ano. E com o intercâmbio de férias, não é nem necessário ver isso como uma obrigação.

3. Possibilidade de alugar enquanto não são usadas

Por fim, mas não menos importante, mesmo que o contrato para a compra fracionada seja para uso revezado do imóvel, você não precisa utilizá-lo obrigatoriamente no período determinado. Nada impede de alugá-lo para outra pessoa ou família durante o mesmo período como uma casa de férias ou algo semelhante.

Isso torna a compra bem mais flexível, minimizando as chances de que você perca seu investimento caso tenha planos de passar suas férias em um lugar diferente. Além disso, o aluguel pode ser uma boa fonte de renda extra para financiar viagens, projetos, reformas, entre outras coisas do tipo.

O que é o intercâmbio de férias?

Como mencionamos, uma opção do que fazer com seu imóvel é o intercâmbio de férias. De forma simples, ele se refere a uma prática cada vez mais comum de “troca de cotas” em um período específico. Duas pessoas, as quais têm a intenção de viajar no mesmo período, passam um tempo no imóvel uma da outra. Da mesma forma, é possível trocar os meses de uso da sua cota com outros proprietários, caso eles aceitem o acordo.

Por exemplo, digamos que você tenha interesse em passar algum tempo em uma casa, apartamento ou quarto de hotel que já é propriedade de outra pessoa. Se este mesmo indivíduo aceitar, em vez de alugar o imóvel, você pode oferecer a sua cota para ele. Dessa forma, em vez de utilizar o imóvel por um mês nesse ano, utilizará a cota de outra pessoa. Esta, a qual, utilizará a sua pela mesma duração.

Para fazer isso, você precisará do intermédio de uma empresa intercambiadora, a qual realiza todo o processo legal. Esse tipo de negócio costuma ter várias pessoas inscritas, então também pode ajudar a encontrar o intercambio ideal.

Naturalmente, é cobrada uma taxa pelo serviço, já que ele envolve bastante papelada para assegurar os direitos de todos os envolvidos. Além disso, você poderá usufruir de todos os benefícios inclusos na cota trocada, incluindo serviço de quarto, alimentação e afins, caso façam parte da compra original.

Agora que você conhece o intercâmbio de férias, pode escolher seus imóveis já pensando nesse benefício. Na Reserva Boa Luz, por exemplo, temos uma parceria com a RCI, empresa intercambiadora inclusa no nosso sistema de multipropriedade, o que facilita bastante o serviço.

Se quiser conhecer mais sobre nossos imóveis, entre em contato com a Reserva Boa Luz e tire todas as suas dúvidas.

Você também pode gostar

Deixe um comentário