Ecoturismo no Brasil: quais são os destinos mais procurados?

ecoturismo no brasil
6 minutos para ler

O turismo ecológico é uma modalidade voltada para apreciação de meios naturais e a prática de atividade nesses locais. O ecoturismo no Brasil vem ganhando cada vez mais espaço a medida que as pessoas vão ganhando consciência sobre a necessidade de preservar o ambiente e criam curiosidade sobre tudo que o nosso país pode proporcionar de belezas naturais.

O extenso território brasileiro apresenta grande variedade geográfica e biológica, perfeito para turismo ecológico. Assim, essa modalidade vem crescendo de maneira significativa nas últimas décadas, gerando conforto e diversão para quem viaja, além de renda e empregos para os trabalhadores.

Com tantos ambientes diferentes, fica difícil apontar quais são os melhores lugares para a prática. O país conta com lugares incríveis, como o Pantanal, a Amazônia, belas áreas rurais e praias incríveis. Ainda assim, vamos listar alguns dos destinos mais bonitos para conhecer melhor a diversidade presente por aqui.

Ficou interessado? Quer conhecer alguns dos destinos mais procurados no Brasil para a prática de turismo ecológico? Então continue a leitura deste post e confira tudo o que separamos para você!

Powered by Rock Convert

Aracaju – SE

A capital sergipana é uma ótima opção de ecoturismo no Brasil para quem não perde a chance de aproveitar o litoral. A bela praia de Atalaia, por exemplo, oferece tudo que um bom praiero quer. Sua proximidade com o centro urbano ainda permite que se conheça a cidade e aproveite o que a culinária do estado tem de melhor.

A Croa do Goré também é uma atração incrível. Seus bancos de areia em área fluvial própria para banho são uma ótima atração quando a maré está baixa, com espaço para sentar e aproveitar o bar flutuante.

Bonito – MS

A cidade no Mato Grosso do Sul é reconhecida no segmento de ecoturismo no Brasil. A 265 km da capital estadual, Campo Grande, o destino é conhecido por suas grutas e águas cristalinas. Os dois casos ocorrem, por exemplo, na Gruta da Lagoa Azul, que oferece uma vista deslumbrante de águas de um azul vivo e um teto preenchido de estalactites.

Para quem busca mais emoção, é possível fazer rapel no Abismo Anhumas e praticar mergulho em rios, onde a vida aquática de apresenta de maneira maravilhosa.

Canindé de São Francisco – SE

A cerca de 200 km de Aracaju, a cidade proporciona paisagens deslumbrantes, como o Cânion do Xingó, com seus paredões avermelhados. O Rio São Francisco, que passa pela cidade, é destino obrigatório para os amantes de ecoturismo no Brasil. É possível fazer passeios de barco pelo rio símbolo do nordeste brasileiro.

Outra atração local é a Rota do Cangaço, onde é possível conhecer mais do período histórico marcante para a região. Em determinado ponto do caminho está a Grota de Angico, onde Lampião foi morto com Maria Bonita e seu grupo.

Manaus – AM

Ao falar sobre ecoturismo no Brasil, é impossível não citar as belezas amazônicas, e a capital do estado do Amazonas é uma boa opção para quem quer conhecer a região. Lá o turista certamente andará de barco, podendo conhecer o famoso encontro das águas do Rio Negro e do Rio Solimões, por exemplo.

Conhecer a diversidade biológica também é algo que deve ser feito ao visitar a cidade. A floresta conhecida por ser exuberante nesse ponto pode ser aproveitada com a escalada de árvores.

A partir de Manaus também é possível fazer uma viagem de barco até o Parque Nacional do Jaú. Criado em 1980, o parque foi inscrito pela UNESCO como patrimônio mundial no ano 2000. A área é a terceira maior do mundo com floresta intacta, além de contar com espécies incríveis, como o peixe-boi, pirarucu, jaguatirica e botos.

Florianópolis – SC

A capital catarinense é reconhecida por suas incontáveis praias, e a região sul da capital catarinense também é um destino adequado para os praticantes de ecoturismo no Brasil.

A Lagoa do Peri fica em um Parque Municipal e é ideal pra quem quer ficar rodeado pela natureza e aproveitar um bom banho refrescante. A reserva biológica conta com grande diversidade de animais, como a lontra, o macaco-prego e a gralha-azul.

Trilhas e passeios de barco também são atrações na ilha da magia. Os caminhos para a Praia da Lagoinha do Leste têm vistas incríveis da cidade e terminam com um incrível banho de mar em mais uma bela praia.

Laranjeiras – SE

A cidade sergipana fica a 25 km da capital Aracaju e tem cerca de 30 mil habitantes. O município foi ponto importante para o ciclo do açúcar, contando com inúmeros engenhos. Isso resultou em uma cidade com belas igrejas e museus.

A Reserva Boa Luz também fica na cidade e é ponto importante para o ecoturismo no Brasil. A área verde exuberante, com mais de 7 milhões de metros quadrados de mata nativa, é ideal para quem busca contato com a natureza. A diversidade de espécies presentes no espaço também é uma boa pedida para quem vai viajar com a família e quer entreter as crianças.

Toda área verde e a atmosfera bucólica estão integradas a uma estrutura confortável e sofisticada, com opções internas e externas para toda a família. Há salas de jogos, lagos artificiais, restaurantes, haras e muito mais para conhecer!

Lá está presente um grande empreendimento residencial realizado pela construtora Santa Maria, que possibilita aproveitar ao máximo tudo o que a reserva tem a oferecer sem abrir mão de conforto.

O mais completo parque aquático do estado também fica na reserva, proporcionando diversão para quem busca se refrescar ou aproveitar de uma maneira mais radical.

O município de Laranjeiras, mais precisamente na Reserva Boa Luz, confere uma boa opção para os amantes de ecoturismo no Brasil. Mais do que isso, o lugar com grande variedade em entretenimento é uma ótima opção para quem viaja com a família e quer que todos aproveitem. Então que tal conhecer a Reserva Boa Luz e aproveitar a variedade de opções que o lugar tem a oferecer?

Gostou do post? Então siga a Reserva Boa Luz no Facebook e no Instagram para não perder mais nenhuma de nossas novidades e conteúdos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário