Vale a pena comprar casa de campo multipropriedade? Confira!

6 minutos para ler

Já pensou poder curtir a natureza em família? Explorar a sensação de estar em um ambiente isolado das preocupações do dia a dia e com muita estrutura? O melhor de tudo é que isso é possível e está ao seu alcance. Para tanto, basta pensar em comprar casa de campo multipropriedade.

Essa nova modalidade de aquisição e negociação oferece diversos aspectos positivos e tem cada vez mais crescimento. Como parte da economia compartilhada, garante que você possa aproveitar novos imóveis de um jeito único, seguro e muito rentável.

Mas como tudo funciona? Será que vale a pena? Responda a essas dúvidas ao saber quais são as vantagens de comprar casa de campo multipropriedade!

Guia de investimento em multipropriedade

Afinal, o que é a multipropriedade?

A multipropriedade é uma espécie de “condomínio”, em que o mesmo imóvel conta com variados proprietários. Nesse caso, cada pessoa tem direito a uma fração do tempo de utilização.

Essa é uma opção que tem se popularizado no Brasil e que é especialmente selecionada por quem deseja ter um espaço de um modo diferente. Bem legal, né?

Como essa alternativa funciona?

O funcionamento da multipropriedade, na verdade, não tem nada de complicado. Tudo começa com a aquisição de cotas imobiliárias por parte dos proprietários, que passam a ter a posse legal do imóvel.

Todo mundo que adquire tem o direito de usar o imóvel ao longo de um período mínimo por ano. Embora não seja inferior a 7 dias, o tempo total é proporcional ao valor da cota. Quanto mais você paga, mais pode aproveitar ao longo do tempo.

Todos têm direitos sobre o imóvel, de acordo com as regras especificadas e nos períodos adequados. Com isso, o funcionamento traz uma nova forma de utilizar os imóveis.

Quais os benefícios de comprar casa de campo multipropriedade?

Por causa do funcionamento e das características, essa modalidade é muito vantajosa. Trata-se de uma alternativa que atende a diversos interesses e que permite que você tenha benefícios diferentes em relação ao seu patrimônio.

Quer descobrir quais são os pontos positivos de comprar casa de campo multipropriedade? Veja quais são 6 aspectos que merecem destaque!

Divisão proporcional de despesas

Da mesma forma que o custo da propriedade é dividido, o valor das despesas é compartilhado entre todos os proprietários. Então, os custos com impostos são reduzidos e proporcionais ao volume de cotas que você possui. Na prática, é uma ótima maneira de economizar, sem ter que abrir mão da propriedade.

Além disso, é uma alternativa interessante para reduzir os gastos com manutenção. Todos são responsáveis e as taxas envolvidas são divididas proporcionalmente. Desse jeito, é possível ter o imóvel sem precisar se preocupar com algumas questões desse tipo.

Inclusive, significa que você paga de acordo com o uso. É diferente de comprar um imóvel de campo sozinho e ter custos referentes ao ano inteiro — mesmo que só utilize o espaço em algumas oportunidades.

Exigência de investimento menor

Tudo isso também está ligado à necessidade reduzida quanto aos investimentos. Ou seja: comprar casa de campo multipropriedade é sinônimo de poder aproveitar esse imóvel, sem ter que investir tanto de uma só vez.

Afinal, o custo de aquisição de cotas do imóvel é menor que o valor da compra da casa por completo. O seu sonho está muito mais perto do que você imagina e com um custo-benefício bem mais vantajoso.

Principalmente, é uma forma de ter acesso a uma estrutura que, de outro modo, poderia sair cara. Assim, é possível explorar ao máximo a multipropriedade, sem ter que desembolsar o valor de compra de um imóvel completo.

Valorização do imóvel

Outro ponto essencial é que comprar casa de campo multipropriedade significa ter a chance de fazer o seu dinheiro render. O motivo é bem simples: essa é uma modalidade em constante valorização.

Primeiramente, há o crescimento da ideia de multipropriedade no Brasil. Adquirir agora significa poder ganhar muito mais quando essa alternativa explodir de vez e atrair mais interessados.

Há, ainda, a oportunidade de alugar o espaço quando você não usar e, assim, obter renda a partir disso. Quanto melhores forem as características da propriedade, maiores serão as suas chances de conquistar ganhos.

Além de tudo, as cotas se valorizam com o reforço da estrutura e o desenvolvimento de novas soluções. Desse modo, o dinheiro investido no começo pode se multiplicar e essa se tornar uma excelente oportunidade de ganho.

Intercâmbio de propriedades

Sabia que, ao escolher um imóvel do tipo, você não precisa se limitar a ele? Existe uma modalidade conhecida como intercâmbio de propriedades e que envolve a utilização de diversos espaços, em vários locais.

Isso acontece por meio de uma “rede” de múltiplas propriedades, então você tem a chance de “trocar” o seu período de uso em determinado lugar por dias em outro destino. Na prática, é uma ótima forma de conhecer vários lugares e de vivenciar experiências incríveis.

Principalmente, é uma maneira de curtir diversos destinos e de aproveitar as viagens de um jeito novo. Com mais economia e muita qualidade, a sua experiência será a melhor possível!

Segurança jurídica

No princípio, comprar casa de campo multipropriedade poderia parecer uma solução meio improvisada. No entanto, hoje já existe validade jurídica e disposições específicas quanto às etapas. Isso é viável graças à Lei nº 13.777/2018 ou Lei de Multipropriedade.

Ela define todos os conceitos de multipropriedade e as regras, como a característica indivisível de imóveis desse tipo. Assim, ele não pode ser vendido e não há riscos de fraudes.

Além disso, há a chance de negociar diretamente com uma empresa consolidada no mercado e que ofereça uma boa experiência. Desse modo, há completa validade jurídica, o que aumenta a segurança.

Comprar casa de campo multipropriedade é uma excelente forma de ter as comodidades e os ganhos de outro imóvel, sem ter que se preocupar com custos elevados de manutenção, por exemplo. Com total segurança, basta escolher a alternativa adequada aos seus objetivos e aproveitar essa oportunidade!

Ainda tem alguma dúvida sobre essa questão? Deixe um comentário para que possamos ajudar você!

Entre em contato Reserva Boa Luz

Você também pode gostar

Deixe um comentário