Entenda quais são os benefícios do contato com a natureza!

benefícios do contato com a natureza
6 minutos para ler

Como você já deve saber, a vida cotidiana pode ser bem estressante, com muitas demandas no trabalho, em casa e até mesmo em suas atividades externas. Uma das coisas que levam a todo esse estresse é a forma como tudo funciona nas grandes cidades, desde a aglomeração até os efeitos no clima. Alguns estão tão acostumados com essa realidade que nem se dão conta dos benefícios do contato com a natureza.

Quase todo mundo já ouviu falar um pouco sobre o assunto, sobre como a vida no campo, mais próxima da natureza, é boa para o corpo e a mente. Entretanto, poucos realmente levam isso a diante, procurando se afastar da vida urbana por um tempo. Mesmo que apenas durante as férias, os benefícios são bem visíveis.

Quer entender melhor o assunto? Então, confira aqui alguns dos principais benefícios do contato com a natureza.

Ter mais espaço para se mover e se exercitar

Uma das coisas que impedem várias pessoas nos grandes centros urbanos de tirar algum tempo para se exercitar é a falta de espaço. Muitas casas e apartamentos simplesmente não têm estrutura para algumas atividades físicas, as ruas nem sempre são seguras para uma caminhada e espaços como academias podem não ser tão acessíveis.

Nenhum desses casos costuma se aplicar à vida rural. Perto da natureza, sempre há espaço de sobra para se movimentar e se exercitar, sem risco de incomodar as pessoas ao seu redor. Sem falar que, dependendo do lugar, você terá a oportunidade de praticar muitas outras atividades, como a cavalgada.

Diminuir a quantidade de informações no cérebro

Propagandas, rádio, programas de TV, trabalho e, principalmente, a internet. Tudo isso sobrecarrega a sua mente com uma série de informações, as quais precisam ser acompanhadas, processadas e interpretadas. Isso consome muita energia, às vezes, ainda mais do que você gastaria se corresse uma maratona! Em algum momento, pelo bem da sua saúde mental, você vai ter que se desligar.

Surpreendentemente, um dos maiores benefícios do contato com a natureza é justamente não ter acesso a toda essa informação. Tudo que você precisa saber e entender está bem na sua frente. Para alguém já acostumado com o ritmo frenético, pode ser que leve um tempo para se adaptar. Porém, depois de um período de desintoxicação, você verá como é bom diminuir a velocidade do pensamento e apenas aproveitar o dia.

Aproveitar os benefícios para sua saúde que vêm da luz do sol

Nas cidades grandes, pode até ser difícil ficar exposto ao sol no dia a dia, com todos os prédios, o calor e a maior parte de suas tarefas acontecendo em um ambiente fechado. Pouco a pouco, a falta de sol também traz consequências negativas para sua saúde física.

O principal exemplo disso é a ativação da vitamina D, uma das responsáveis pelo fortalecimento dos ossos. Não pegar ao menos uma ou duas horas de sol por dia pode levar à osteoporose em longo prazo. Felizmente, ambientes mais próximos da natureza não costumam ter esses problemas. Basta dar um passo para fora de casa e você já terá toda a luz do dia de que precisa.

Respirar um pouco de ar fresco

Outra coisa que pode chocar quem está acostumado e viver nas cidades grandes é o ar. Com a grande quantidade de fumaça e a overdose de cheiros diferentes ao mesmo tempo, é até estranho chegar ao campo e sentir o ar puro pela primeira vez. Ainda assim, é uma experiência muito positiva.

Depois que você passa a respirar melhor, vários outros benefícios do contato com a natureza começam a ficar mais claros. Seus sentidos se tornam mais aguçados, pois eles não precisam bloquear todo o ruído à sua volta. Sem mencionar que, com menos fumaça, você pode aproveitar melhor o oxigênio que chega ao seu sangue.

Fazer um pouco de trabalho manual

Quando alguém vai passar alguns dias no campo, é sempre esperado que essa pessoa faça alguma atividade comum, como jardinagem, cuidar de cavalos e outros animais, entre outras coisas. Assim como outros exercícios, essas atividades também trazem vários benefícios para o corpo e a mente de quem as pratica.

Pense em todos os benefícios que listamos até agora e como eles se aplicam, por exemplo, à jardinagem. Remexer a terra é uma atividade física, envolve estar em um lugar com sol e ar puro e exige concentração em uma quantidade menor de informação, mas que é bem aplicada. No fim das contas, são essas práticas que tornam a vida próxima à natureza tão positiva.

Ter uma alimentação mais saudável

Os benefícios do contato com a natureza nem sempre são tão claros quanto você pensa. Um exemplo disso é como sua alimentação muda quando você está em um lugar diferente. No caso de uma casa no campo, é bem mais fácil ter acesso à comida saudável, orgânica e de alta qualidade do que em qualquer cidade grande.

Em primeiro lugar, sempre há a possibilidade de plantar alguma coisa você mesmo, caso haja tempo. Segundo, essa mudança de dieta facilita o acesso a vários nutrientes, além de te afastar um pouco das comidas mais pesadas, industrializadas e gordurosas — aquelas que mais afetam sua saúde.

Encontrar novas perspectivas para problemas antigos

Por fim, mas não menos importante, algumas pessoas precisam ir para a natureza simplesmente para mudar de ares. Todos que já ficaram “empacados” no trabalho, tentando resolver algum problema sem sucesso, podem se beneficiar muito com a mudança de cenário e de atividades, retornando descansados e com ideias novas.

Ao contrário do que alguns acreditam, focar totalmente em uma questão não é a melhor forma de encontrar soluções. Às vezes, a inspiração vem de outro lugar. Em outros casos, seu cérebro está muito sobrecarregado para se concentrar apropriadamente. Seja qual for a sua situação, passar um tempo no campo ou optar pelo ecoturismo pode ajudar bastante.

Agora que você já entende os principais benefícios do contato com a natureza, é hora de tirar um tempo na sua agenda para se distanciar da cidade grande. Ter algumas semanas de férias no campo com a família pode contribuir bastante para o seu bem-estar.

Quer continuar recebendo mais dicas? Então, assine a nossa newsletter e confira tudo em primeira mão.

Você também pode gostar

Deixe um comentário